[ editar artigo]

O Dia Nacional do Livro Infantil e a contadora de histórias Cristina Hentz

O Dia Nacional do Livro Infantil e a contadora de histórias Cristina Hentz

Hoje comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi criada em 2002 como homenagem ao escritor Monteiro Lobato - autor de inesquecíveis histórias, entre elas “O Sítio do Picapau Amarelo”; cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil. 

Nascido em 18 de abril de 1882, em Taubaté-SP, Lobato foi contista, ensaísta, tradutor, advogado e promotor público. Sua contribuição para a literatura é imensurável, em especial na parte das obras infantis que ajudam no aprendizado da leitura.

“O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora a gente viva na era da informática e da tecnologia, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades”

Cristina Hentz e contadora de histórias. Na web é conhecida como como a Tia Tina e é também considerada a maior youtuber do Brasil de contação de histórias com seu canal Historinhas Para Acordar

Para estimular a imaginação e o gosto pelos livros, a Tia Tina elaborou uma semana inteira de atividades gratuitas. Amanhã (18), às 11h30, ela faz uma LIVE no YouTube, Facebook e Instagram, conversa com os pais, com os pequenos e vai sortear livros infantis.

Na próxima terça, quinta e sábado a ação se repetirá nos mesmos horários e locais. Para concorrer às obras literárias, basta acompanhar as apresentações virtuais, comentar as postagens e verificar as informações para o sorteio que serão disponibilizadas ao vivo pela Tia Tina.

“É muito importante que os pais contem histórias para seus filhos. Isso estimula a imaginação, a criatividade, cria boas memórias que o pequeno leva para a vida toda e gera laços afetivos duradouros”

Explica Cristina. Segundo ela, as histórias infantis também ajudam as crianças a processarem as informações recebidas no dia a dia, auxiliando na formação emocional das crianças.

Casada e mãe da pequena Giovanna que ainda é um bebê de colo, Cristina divide seu tempo entre as rotinas da casa, os cuidados com a filha e os novos vídeos que está gravando para seu canal no YouTube - chamado de Historinhas Para Acordar

Com uma longa trajetória nas redes sociais YouTube e Facebook, Tia Tina já é uma grande conhecida das crianças. Seu canal lançado em 2014 tem mais de 250 histórias gratuitas interpretadas sobre diferentes assuntos, ampla aprovação dos pais e filhos e 21 milhões de visualizações.

Os vídeos são curtos, gratuitos, priorizam conteúdo e valores morais como respeito, ética e aprendizado familiar. Às terças, quintas e sábados ela faz Lives às 11h30 em suas redes sociais - YouTube ou Facebook (Historinhas Para Acordar) ou o Instagram no @tiatina_oficial.

Comunidade Pitch Literário
Ler conteúdo completo
Indicados para você